Angola é a nova mina de diamantes das elites internacionais. Para o desenvolvimento da agricultura endividamo-nos com a França, para a construção com a China, para termos o combustível são tantas as dependências, embora tenhamos nós próprios a matéria-prima.
A história repete-se na Baía de Luanda, mas o elenco de luxo vai aumentando. O ator norte-americano Will Smith está de regresso a solo angolano e, desta vez, não veio sozinho: trouxe consigo o astro da NBA, LeBron James, na condição de parceiro de negócios a reboque do E1 Luanda Grand Prix, o campeonato mundial de barcos elétricos que decorreu a 12 e 13 de setembro de 2026. Sob o olhar atento das câmaras e a passadeira vermelha estendida pelo Executivo, a mensagem implícita que ecoa nas ruas é tão clara quanto dolorosa: Angola transformou-se na nova mina de ouro para o usufruto das elites internacionais. Enquanto figuras bilionárias recolhem os seus milhões em contratos de imagem e eventos de fachada, o país real afunda-se num ciclo vicioso de dependência externa e hipoteca do futuro.
O contraste financeiro do evento é um murro no estômago do cidadão comum. Os bilhetes para a “experiência premium” no Ocean Club atingiram a fasquia obscena de 2,5 milhões de kwanzas para o fim de semana, com os acessos mais básicos a arrancarem nos 30 mil kwanzas. Num país onde a maioria sobrevive com menos de um dólar por dia e o salário mínimo nacional mal cobre a cesta básica, este espetáculo de opulência serve apenas para mascarar a dura realidade. Angola tem pressa em subsidiar o entretenimento de luxo de celebridades estrangeiras, mas continua de mão estendida e a acumular dívidas para resolver as suas necessidades mais elementares.
A humilhação da dependência: endividados para comer e construir
Continue a ler
Esta notícia continua disponível para leitores registados do MAKAMAVULO. Entre na sua conta ou faça o cadastro gratuitamente para continuar a leitura.
Depois de entrar, regressará automaticamente a esta notícia.
